«I too am not a bit tamed, I too am untranslatable» (Walt Whitman) | setadespedida@yahoo.co.uk

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Provavelmente

No fim do filme Le Diable, Probablement, de Bresson, a personagem principal é morta a tiro no cemitério Père Lachaise por um amigo que assim acede a um seu pedido (e ao suborno que o acompanha). O tiro interrompe uma frase que nunca saberemos como poderia vir a terminar.
No filme Branco, de Kieslowski, há uma cena muito parecida. Não me lembro bem se se passa num cemitério, pois já não vejo o filme há muito tempo. Um amigo dispara contra outro para lhe fazer a vontade. Não lhe interrompe uma frase mas dispara logo a seguir à resposta afirmativa à pergunta «Tens a certeza?». (Lembro-me bem de ver o filme pela primeira vez, no cinema: com o tiro, dei um salto na cadeira e a pessoa ao meu lado também.)
Não faço ideia se Kieslowski conhecia bem este filme de Bresson. De qualquer modo, no filme Branco, a bala é falsa. O objectivo do amigo era fazer mudar de ideias aquele que queria morrer e o susto deste é tão grande que percebe não ser a morte afinal aquilo que realmente deseja. No filme de Bresson, ouve-se o tiro e o protagonista cai. O filme acaba pouco depois.

Arquivo do blogue